sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Chegou o fim de semana

Como a indignação sobre a vitória do novo prefeito da nossa cidade não é só minha, hoje está marcada uma manifestação pacífica e apartidária na Cinelândia, a partir do meio-dia. O objetivo é anular a Eleição. Como no último post tentei - e não consegui - ser breve, neste não vou me alongar sobre esse assunto...

Como sexta-feira é o dia mais esperado por muitos, vou colocar as minhas opções de boas para hoje. Na Casa Rosa, em Laranjeiras, tem a festa de lançamento do documentário sobre o local "Pretérito perfeito", com show do Trio Nordestino e do Meketrefe. Na Fundição Progresso, o Raiz do Sana faz arrasta-pé na edição especial da festa Fundição das Tribos, acompanhados de Nó Cego e Os Cabras.

No Clube Santa Luzia, ali atrás do aeroporto, o cantor e compositor Moacyr Luz comanda a roda "Samba, Luzia" (uma das melhores do Rio), que sempre conta com canjas de diversos bambas.

Amanhã, o Bangalafumenga - que eu aaaaamo - traz sua batucada de samba, jongo, maracatu e ciranda, na Fundição Progresso. Ali perto, no Odisséia, tem a festa Brazooka - que eu tb aaaamo, comemorando o niver da Gabi (Parabéns teacher!). No mesmo dia, a Estação Primeira de Mangueira (Salve! Salve!) realiza ensaio de quadra do samba-enredo de 2009 "A Mangueira traz Os Brasis do Brasil mostrando a formação do povo brasileiro", do carnavalesco Roberto Szaniecki. O grupo Regente da Mangueira começa os trabalhos que continua com a entrada da bateria sob o comando de Mestre Taranta, a partir de meia-noite.

Domingo, para quem não trabalha, eu indico a roda de samba da Casa Rosa.

No mais, espero que o Sol compareça com firmeza nesse fim de semana (não é o que a previsão diz).

Ah, não deixem de ver a entrevista com o Rodrigo Maranhão, do Banga, na TV O Dia!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Paraibana leva Troféu Deborah Farah

Aos adoradores do mar e amantes do surf, como eu, aí vai um pouco do que rolou ontem, no Arpoador. A paraibana Diana Cristina, a Tininha, conquistou o Circuito Petrobras de Surfe Feminino 2008 – Troféu Deborah Farah, que terminou neste domingo.

Além da vitória, a surfista garantiu dois bicampeonatos: do Circuito Petrobras de Surfe Feminino e do Brasil Tour (divisão de acesso do surfe nacional), e ainda faturou uma viagem para o Mentawaii, na Indonésia, com uma ajuda de custo de U$ 1,5 mil.

Gabriela, Suelen e Krisna, segunda, terceira e quarta colocadas na etapa, respectivamente, também mostraram suas habilidades nas ondas de 1,5 metro. A pernambucana Monik Santos contundiu o ombro esquerdo numa manobra forte, mas saiu da água com o prêmio de R$ 1 mil na disputa do AntiQueda Expression Session.

Na areia, o clima era de festa e conscientização. Questões como a prevenção da violência no trânsito, o combate à dependência química, esclarecimentos sobre Aids, DSTs e dengue não faltaram nos arredores do Arpex.

"O Arpoador está me dando sorte. Estou muito feliz por ter conquistado este título. Acho que o fato de ter ganho o WQS aqui me deu força para esta etapa. Estou em uma fase boa de competição. Agora vou pra o Havaí e quero tentar me classificar para o WCT ainda este ano", disse Tininha.

Viva a Paraíba! Parabéns Tininha!

O Rio de Janeiro por El País

A violência no Rio de Janeiro me assusta cada dia mais. Será que um dia isso vai acabar? Eu espero e ainda acredito que sim. Ontem, o jornal espanhol El País publicou uma matéria onde destaca a violência praticada por policiais nas favelas do Rio de Janeiro. Infelizmente é essa a imagem do país verde-e-amarelo lá fora...

Como o meu espanhol não é o melhor, aqui vai o link para a matéria original: El País.

O repórter Francho Barón relata a operação da Coordenadoria de Operações Especiais (Core) da Polícia Civil na favela do Rebú, na Zona Oeste do Rio, à procura de traficantes, em julho deste ano.

Barón destaca o poder da polícia dentro da comunidade, enfatizando que os policiais têm "carta branca" para fazer quase tudo, como "atirar à queima-roupa, invadir residências sem autorização judicial e interrogar qualquer pessoa que possa ter informações que levem aos traficantes". Na reportagem, Barón explica que os policiais do Core e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) se comunicam por códigos. Segunod ele, o grupo é comandado por "um homem negro coberto com uma máscara de esqui e uma camuflagem chapéu".

De acordo com o repórter, a Core não entra nos locais de forma civilizada e sim chutando e por último utilizando explosivos, assustando crianças e espalhando pólvora, fumaça e poeira. No relato, os traficantes aparecem como adolescentes drogados. O repórter também cita os números da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que contabilizou 20 policiais mortos em 2007 e 10 neste ano, e ainda, contrasta as baixas com o número de civis mortos pela polícia.

Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Rio, citados pela reportagem, foram registradas 472 mortes de civis só no primeiro semestre de 2008; no mesmo período do ano passado foram 509. Barón cita um relatório da ONG humanitária Human Rights Watch, que afirma que os abusos policiais são raramente punidos e que, algumas vezes, são justificados pelas autoridades como uma "conseqüência inevitável de seus esforços para combater as altas taxas de criminalidade no Brasil".

A matéria cita o repórter de O Dia, Bartolomeu Brito, que tem 25 anos de atuação na cobertura policial do Rio e menciona o 2º turno da eleição para a Prefeitura do Rio no domingo, dia 26. "Durante esses dias, os candidatos a prefeito se esforçam para fazer fotos sorridentes, junto aos moradores das favelas, finaliza a matéria".

Sexta-feira de moda, Cauã e forró

Como uma boa nova "Tijucana", na sexta-feira de folga aproveitei para conferir o último dia da 13ª Semana de Moda do Shopping Tijuca. Não foi nenhum Fashion Rio, verdade, mas foi bem legal. O ator Cauã Reymond e a atriz Karen Junqueira foram os destaques da noite. Ele ARRASOU na passarela vestindo TNG e ela mostrou a coleção primavera-verão da grife Karamello (que eu não conhecia e ADOREI).

As marcas Vila Romana, Blue Man, My Place e Lee Loo também exibiram seus modelitos. Não sou nenhuma crítica de moda, mas fiz uma matéria sobre o evento para O Dia Online. Lá dá pra saber mais sobre os desfiles e a tendência que promete bombar nesse verão. A blogueira aqui não costuma seguir a moda e deve continuar com o estilinho básico, feliz e carioca de ser.

Como Cauã era a atração da noite, as meninas estavam completamente eufóricas. Suas duas entradas levaram as moçoilas à loucura. Ele, simpático como sempre, acenou para todas, beijou uma senhorinha tiete e beijou a mão de uma fã adolescente, que eu juro que achei que ia desmaiar, após tal feito.

Depois do desfile, o "Halley" de A Favorita atendeu a imprensa. A Camilinha da TV O Dia perguntou se o casamento dele com a fofa da Grazy sai em 2009. Discreto, ele retrucou "já quer me casar, menina?".

Assustada com toda aquela algazarra, eu perguntei se ele havia deixado de freqüentar alguns lugares por conta do assédio. Modesto, Cauã foi direto: "isso só acontece em lugares que concentram muita gente né?". E é verdade, pelo menos em parte. Eu já o encontrei no Bibi do Leblon lanchando traqüilamente e também o vi com a Grazy numa festa em um clube no Horto. Verdade seja dita: assédio zero. Claro que não dá para comparar com um evento de moda, em um shopping popular, e com o Cauã como destaque da noite...

Sobre seu personagem, Cauã só disse que em breve a Donatella vai saber que ele é seu filho (isso nós já imaginávamos né? Mas tudo bem, não pode contar, a gente entende). Sobre moda, ele jura que não segue as tendências, e sim um estilo próprio. Vaidade? Só com a saúde. Não conversei com a Karen, mas ela também esbanjou simpatia durante o evento.

Como disse no post anterior, a noite continuou na Casa Rosa, que valeu muito pelos shows do Domquixote e dos paulistas Dona Zefa. Dançar um forró, beber uma dose de catuaba e curtir com os amigos...não tem preço! Pena que a Camila e os simpáticos Gui e Cris, também da TV O Dia, não puderam ficar. E falando em Casa Rosa, no fim desse mês tem o lançamento do documentário sobre o prostíbulo mais famoso do século XX: Pretérito perfeito. Mas isso é assunto pra outro post.

Só mais uma coisa, acabei de assistir ao debate da Record. Amanhã faço um posto sobre...Tô saindo da redação agora com mais uma violenta notícia: o empresário Arthur Sendas foi baleado na cabeça após uma discussão com o próprio segurança, segundo as primeiras informações. Bom, é só um flash...leia mais em O Dia Online.

Ahhh, não posso esquecer: Vamos Flamengo! São só 4,5% de chances reais para conquistar o Brasileirão. Falando sem fanatismo: o Bruno não joga sozinho; Obina SÓ cai...e nos piores momentos (o fera brabíssima do GG tem razão), assim não dá time! Obs.: Nota zero para as brigas de torcidas que balearam duas pessoas e feriram um monte! Blah pra esse povo brigão!!!

Ótima semana!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Com ou sem chuva, eu vou pq não?

Mesmo com a previsão de chuva para o fim de semana, os amantes do surf não podem deixar de conferir a última etapa do Circuito Petrobras de Surfe Feminino 2008 (Troféu Deborah Farah), que acontece nos próximos dias, no Arpoador.

De sexta a domingo, as meninas disputam a coroa de 2008 da Petrobras, o título de campeã do Brasil Tour deste ano (divisão de acesso à elite nacional) e ainda terão a última chance de classificação para o Super Surf 2009. A vencedora do Circuito Petrobras de Surfe Feminino 2008 ganhará uma viagem para Mentawai, na Indonésia e uma ajuda de custo de U$ 1.500.

A etapa começa hoje, às 13h, com o AntiQueda Expression Session, que vai dar o prêmio de R$ 1 mil para quem fizer a manobra mais radical. A paraibana Diana Cristina, campeã do Circuito Petrobras de 2007, vencedora da última etapa (Guarujá/SP), líder do ranking deste ano, vice-campeã brasileira, vencedora do Brasil Tour 2007 e campeã do WQS no Arpoador na semana passada (ufa!), vai brigar por mais esse título.

"Tenho treinado bastante e vou entrar na água mais segura por ter conquistado bons resultados ultimamente. Quero mostrar mais uma vez meu potencial para o Brasil e fazer a alegria do pessoal lá da Paraíba", diz Tininha. (...Ah Paraíba, pense num lugar bom!)

Essa é a minha dica de programa para o dia. Anoitecendo, com chuva ou não, a dica é curtir um forrozinho bom na Casa Rosa. Esta edição do Xote Coladinho traz hoje as apresentações do Domquixote (grupo da antiga que está de volta) e Trio Dona Zefa (três irmãos paulistas que mostram o forró do Talarico). As "muié" pagam R$ 10 e os "homi", R$ 13 até meia-noite. Vale a pena conferir!

Quem não é muito chegado em forró (não sabe o que está perdendo) pode também prestigiar o samba. Portela, Vila Isabel e Grande-Rio escolhem hoje seus sambas para o carnaval 2009. Amanhã, é a vez da Mangueira, Unidos da Tijuca e Império. É só escolher!

Agora se você não é ligado em forró e nem em samba, a minha dica é...bom, deixa pra lá! Bom sujeito vc não é...

Ah, não custa lembrar: (sem querer ser a tia chata)
Se beber, nããão dirija, vá de táxi!
Faça amor, mas vista a camisa!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Quase um Fashion Week

Para quem gosta de moda, aí vai a dica:

A 13ª Semana Fashion do Shopping Tijuca começa hoje e vai até sexta-feira. Vinte grifes como TNG, Leeloo, Blue Man, Ellus, Renner e Enjoy levarão ao palco mais de 70 modelos da nova coleção primavera-verão 2009.

Fora os modelitos que você vai conferir, a atração de hoje é o ator Sidney Sampaio, que desfila pela Renner, às 18h. Amanhã, o destaque é a atriz Monique Alfradique. O último dia do evento será fechado com também ator Cauã Reymond.

Quem puder ir, por favor, volte aqui para contar. O horário dos desfiles é ingrato para esta simples blogueira...

Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO

Dia 15: Sidney Sampaio desfila pela Renner
18h - Renner, Turma do Mel, Scala
19h30 - Toon Kids, In+Up , Dimpus e Corpo & Alma

Dia 16: Monique Alfradique desfila pela Abusiva/Awake
18h - Afghan, Checklist e Ellus /
19h30 - Soulier, X-Site e Abusiva /Awake

Dia 17: Cauã Reymond desfila pela Blue Man
18h - Karamello, VR e My Place
19h30 - TNG, Leeloo e Blue Man

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

De volta para o futuro


Olá amigos!

Sim, assim como diz Roberto, "eu voltei...voltei para ficar". Cansei da eterna desculpa, em tese verdadeira, de "falta de tempo" e resolvi registrar e dividir aqui, com vocês, meu infinito particular.

Bom, a idéia é falar sobre o que der vontade, sem censura. Viagens, pensamentos, reclamações, fatos do dia-a-dia, curiosidades, acontecimentos, cultura, enfim...

Sejam super bem-vindos!